4 formas sustentáveis de usar canudos plásticos

Os canudos plásticos são práticos no momento de tomar uma bebida gostosa, mas há algum tempo pessoas de todo o mundo vêm se conscientizando de que é preciso encontrar formas de substituí-los e de reinventar seu uso.

Em média, um canudinho é utilizado por apenas cinco minutos, enquanto sua decomposição pode durar até centenas de anos, porque o plástico comum não é biodegradável.

E o problema no meio ambiente ocorre com maior gravidade nos mares. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 13 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos, impactando mais de 600 espécies marinhas, das quais 15% correm o risco de extinção.

Há três anos, o vídeo abaixo, que tem mais de 32 milhões de visualizações no Youtube, comoveu o mundo ao mostrar uma equipe de biólogos removendo um canudo plástico da narina de uma tartaruga marinha.

Como a indústria petroquímica não deve parar de fabricar os canudos plásticos de uma hora para outra ou ainda você pode ter pacotes do produto que sobraram de alguma festinha infantil, selecionamos quatro formas sustentáveis de reinventar seu uso e também preservar o meio ambiente (no mínimo dando mais vida útil aos canudos).

 

E não se esqueça: quando enjoar de um dos artigos, separe o plástico para a reciclagem.

1 – Porta-guardanapo

Recorte os canudinhos e os conecte com fios. É uma forma simples, bonita e criativa de organizar a mesa e mostrar para os convidados como os canudos de plástico são utilizados na sua casa.

2 – Luminária

Reúna um grande número de canudinhos (que tal pedir para os donos de bares e lanchonetes do seu bairro, já os informando da importância de substituir o produto por algum de outro material?), utilize cola para juntá-los e os envolva em alguma fonte de luz. Sugestão: sabe aquela luminária antiga que você não aguenta mais ver em casa? Cubra ela com os canudinhos criativos.

3 – Enfeites geométricos

Quem diria que esses “diamantes” foram feitos com canudos? Os desenhos geométricos ficam ótimos tendo os canudinhos como matéria-prima. Para montá-los, você precisa de uma linha grossa e de uma agulha de costura. Esse tipo de enfeite também fica legal para exibir em festas.

4 – Arranjo de flores

Junte os canudos com cola ou fita e aqui está: um arranjo de flores original e sustentável. Se você quiser fazer o arranjo completo, saiba como montar as flores no vídeo abaixo.

Com informações da ONU e do ecodesenvolvimento.org

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *