5 sites e aplicativos para ajudar na escolha do voto

A menos de um mês das eleições gerais, as pesquisas de opinião indicam que parte considerável do eleitorado ainda está indecisa sobre a escolha dos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente. 

Para ajudar a solucionar esse imbróglio, muitos desenvolvedores usaram a tecnologia para apresentar os programas dos candidatos, indicar aqueles que são ficha suja, mostrar os que possuem afinidades com as ideias do eleitor e até mesmo descobrir se um perfil no twitter é um robô programado para espalhar fake news.

Confira cinco dicas de sites e aplicativos que auxiliam na sua escolha no dia 7 de outubro.

Detector de Ficha de Político (Android e iOS)

O site Reclame Aqui lançou um aplicativo gratuito no início deste ano chamado Detector de Corrupção, que agora leva o nome de Detector de Ficha de Político.

Basta você apontar a câmera do smartphone para a face de um político, seja ao vivo ou através de fotos na internet e nos populares ‘santinhos de papel’, que o app detecta os inquéritos instaurados contra aqueles candidatos ficha suja. 

O Detector de Ficha de Político está disponível para iOS e Android

Confira como funciona no vídeo abaixo:

 

Vigie Aqui (Google Chrome)

“A melhor forma de separar os políticos honestos dos desonestos”, explica a descrição do Vigie Aqui, extensão para Google Chrome, que também foi desenvolvida pelo Reclame Aqui.

O funcionamento é simples: depois de instalado o plugin, basta navegar normalmente pela internet que, quando o nome de um “político suspeito” (como diz a desenvolvedora) aparecer em alguma página, o aplicativo faz um grifo em roxo.

Ao passar o cursor, é possível ver a ficha judicial do candidato delatado pela ferramenta.

Veja o vídeo explicativo:

 

Candidatos 2018 (Android)

O aplicativo Candidatos 2018 mostra os dados de todos os candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito deste ano, desde informações básicas pessoais até o escopo da candidatura, como a lista de bens declarados, doadores, certidões e propostas de governo.

A fonte do conteúdo do app é o banco de dados do próprio TSE.

Para saber mais ou baixar o aplicativo, clique aqui:

Fonte: Google | Play Store

 

Tem Meu Voto

“Somos um movimento apartidário e independente, formado por brasileiros como você, que quer ver uma mudança no cenário político do nosso país.”

O site Tem Meu Voto funciona com a seguinte premissa: realizar uma triagem dos candidatos para apresentar ao eleitor aqueles que possuem mais afinidades ideológicas.

A navegação começa com um pequeno questionário de até sete perguntas sobre o que você acha mais relevante para o Brasil.

Conforme cada resposta, o site vai separando candidatos com programa de governo mais próximo a suas ideias. Os dados e propostas políticas dos últimos dez candidatos são exibidos ao eleitor.

Clique aqui para acessar o Tem Meu Voto.

Fonte: temmeuvoto.com

Pegabot

O Pegabot é um dos sites mais eficientes para o atual momento tecnológico, porque ajuda no combate das fake news e na verificação das informações.

Se você viu um post duvidoso sobre algum político ou partido em um perfil no Twitter (por enquanto apenas nessa rede social), você escreve o nome de usuário em um campo e clica em ‘pegar’.

Pronto. O site disponibiliza de imediato uma análise do perfil mencionado, tendo como base a variação de elementos linguísticos e outros fatores como frequência de posts, com um percentual de probabilidade daquele perfil ser um robô.

Clique aqui para saber conhecer o Pegabot

Fonte: pegabot.com.br

 

Por Rodrigo Bispo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *