Aplicativo estimula pais e filhos na criação coletiva de histórias

“Um app para narradores de todas as idades” é o slogan do Inventeca, um aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS, que oferece narrativas visuais para o usuário gravar em áudio as histórias que observa a cada página.

Por enquanto, são dois livros ilustrados e animados, sem a presença de textos. Um é sobre o passeio de um menino por uma praia; o outro é sobre um monstro. A cada página dessas histórias, um botão vermelho de gravação está disponível para o usuário soltar a imaginação de acordo com o que está visualizando. Ao final, existe a opção de salvar ou apagar o arquivo.

A StoryMax é a desenvolvedora da iniciativa que conecta pessoas de todas idades, sobretudo pais e filhos. Um dos principais objetivos do Inventeca é o de promover o estímulo à interação e ao desenvolvimento da linguagem dos mais novos em companhia dos mais velhos.

“Queria uma experiência que fosse um convite para o adulto fazer junto, para interagir. É uma atividade que chama para a atividade do pai com o filho, do professor com o aluno. As pessoas desenvolvem intimidade com o filho. Gera assunto. Se a criança criar a história sozinha, ela também pode mostrar o que fez”, explica a jornalista e editora Samira Almeida, fundadora do Storymax, em entrevista ao portal Porvir.

O Inventeca foi criado com o apoio do governo federal através da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura.

 

 

Com informações do portal Porvir.
Foto: Divulgação/ Carlos Pupo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *