Areia aquecida esconde segredo do famoso café turco

Fazer uma pausa à tarde para comer um pão na chapa anima a rotina de muitos brasileiros. E, para um intervalo gastronômico perfeito, uma bebida quente é sempre bem-vinda, principalmente agora no frio. Um café turco tem chamado a atenção por ser feito dentro de um recipiente com areia aquecida e gerar uma espuma cremosa.

Café turco é famoso por ser forte e formar espuma cremosa; produção é feita dentro de areia aquecida

Café turco é famoso por ser forte e formar espuma cremosa; produção é feita dentro de areia aquecida

Produzido de forma quase artesanal, o café é mergulhado em um grande recipiente com areia quente dentro de pequenos canecos de metal, chamados de cezves. Com o calor dos granulados, a bebida ferve e acumula espuma em poucos segundos.

Segundo os turcos, o segredo do sabor do café está na forma como ele é aquecido e também nas técnicas de preparação, que são bastante culturais. Dentro dos vasilhames de metal, são colocados água, café finamente moído e açúcar.

A bebida fica pronta ao formar espuma entre três ou quatro vezes. E, diferentemente do costume brasileiro, a bebida não deve ficar guardada em uma garrafa. A dica é que ela seja imediatamente servida em pequenas xícaras, de forma que o pó seja rapidamente depositado no fundo do copo.

Produção em areia aquecida é grande diferencial de café turco

Produção em areia aquecida é grande diferencial de café turco

Para adaptar a bebida turca no Brasil (sem a areia aquecida), é importante tomar cuidado com o tempo de fervura do café e colocar uma colher de água fria na xícara, para o pó descer rapidamente ao fundo.

Leia também: Copo feito de casca de café mantém a bebida quente por mais tempo

Por QSocial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *