Cidade holandesa inaugura ciclovia feita com plástico reciclado

A PlasticRoad (estrada de plástico) é a primeira ciclovia do mundo construída com material reciclável. Com 30 metros de extensão, ela foi inaugurada em setembro na cidade de Zwolle, na Holanda.

O equipamento de mobilidade urbana tem 70% de sua estrutura composta por esses derivados do petróleo reciclados: garrafas pet, copos descartáveis, embalagens de cosméticos, etc. Na totalidade, a estimativa é que sua estrutura seja composta por algo como meio milhão de tampas de plástico.

Além do piso liso e regular, a pista, que nasceu de uma parceria entre as empresas KWS, Wavin e Total, ainda possui um sistema de drenagem para águas da chuva.

A expectativa é que esta ciclovia seja mais resistente do que aquelas feitas com asfalto comum, tendo a vida útil duas ou três vezes maior. 

Outra vantagem: caso ela seja danificada, seja pelas intempéries ou por depredação, é possível recolher o material e reciclar novamente.

A cidade holandesa de Zwolle possui mais de 125.000 habitantes, com grande parte que relata ter uma ou duas bicicletas em casa. Em 2014, a cidade recebeu o prêmio de Melhor Cidade para o Ciclismo da Holanda. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *