Colégio de SP inova com aulas de programação para crianças de 4 anos

Uma escola em São Paulo (SP) mostra que o futuro já é hoje. No Colégio Magno, que conta com 1.500 alunos, crianças de quatro anos aprendem programação antes mesmo de saberem ler e escrever plenamente.

A instituição particular é uma das que utiliza as ferramentas G Suite for Education (plataformas de serviços educacionais do Google) e Chromebooks, do ensino infantil ao ensino médio, que possibilitam aos educadores e alunos se conectarem a novas experiências educacionais por meio da tecnologia.

Ana Paula Tubandt, coordenadora de projetos de inovação e tecnologia da escola, observa que as crianças que iniciaram seus estudos em programação aos quatro anos possuem melhor desempenho na disciplina homônima em comparação aos alunos que se introduziram no tema a partir dos seis anos ou mais.

 

“O interesse por programação vem tanto dos meninos quanto das meninas. Em relação às aulas eletivas, as meninas ficam na frente deles”, afirma a coordenadora, que ressalta que a disciplina é tratada em aulas semanais, além de se expandir para outras cadeiras, como inglês.

Um dos programas trabalhados em sala de aula é o Scratch, uma linguagem de programação desenvolvida pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), pela qual é possível criar histórias animadas, jogos e outras aplicações interativas.

Por essas atividades, o Colégio Magno, que iniciou as atividades com programação em 2015, recebeu o selo de Escola de Referência, oferecido pelo Google for Education.

Com informações da Assessoria de imprensa do Google for Education

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *