EmpreendeCasa oferece espaço para trabalhar e estudar em SP

“EmpreendeCasa é uma mistura de coworking, com uma casa e uma sala de aula colaborativa, tudo integrado em sinergia para que as pessoas possam experimentar [situações de] inovação e empreendedorismo”, diz Daniel Moscardo, um dos fundadores da iniciativa.

Atividade na EmpreendeCasa

O publicitário, professor e empreendedor, de 34 anos, acredita que a criatividade e o empreendedorismo são atividades inerentes ao ser humano, e por isso montou essa casa no bairro da Penha, zona leste de São Paulo, ao lado de Estevam Moscardo e Klaibert Miranda.

O imóvel reúne pessoas dos mais diversos perfis socioeconômicos e níveis de escolaridade distintos, como alunos e professores de cursos técnicos até pós-doutorado. Todos, porém, visando mudar de carreira e/ou empreender.

As atividades são gratuitas e plurais, com conteúdos variados e liberdade para o público decidir como e quando se aprofundar, seja por meio de uma oficina, de um curso ou de uma troca de ideias com algum curador ou mentor que esteja passando pela residência.

Já aconteceram, por exemplo, cursos sobre Google AdWords e Facebook Ads, ou ainda o programa 12 Semanas para Mudar a sua Vida, realizado em 2017, com temáticas relativas à coaching para carreira profissional e vida pessoal. Após pouco mais de um ano, os fundadores estimam que ao menos 250 pessoas já participaram de alguma das atividades.

“A EmpreendeCasa nasceu de um sonho [e de um questionamento], que era entender porque a sala de aula convencional não estava funcionando. A gente precisava de uma coisa mais disruptiva, em que a criatividade estivesse espalhada. Percebemos ainda que isso também acontece nas empresas e dentro de casa. Então resolvemos não separar mais espaços e fazer tudo no mesmo lugar, de forma livre e colaborativa”, diz Daniel Moscardo.

Para manter todas essas atividades e as contas mensais de uma residência, os recursos financeiros advêm de outro projeto liderado por Daniel, o EmpreendeMundo, através do qual são feitas palestras e atividades sobre educação empreendedora em escolas, ONGs e empresas.

A EmpreendeCasa também consegue financiamento com hospedagens, semelhante a dinâmica de um hostel, além de doações. Segundo o empreendedor, as contas e o fluxo de caixa estão abertos para todo o público que frequenta o imóvel através de um documento anexo à geladeira.

“O propósito maior da Empreende Casa é conectar boas pessoas e boas ideias. A gente acredita que duas ideias, quando combinadas, não equivalem a uma soma, mas sim a uma multiplicação. E dessa multiplicação tem um infinito de possibilidades que podem transformar o mundo”, define o publicitário.

Curiosidade para solucionar problemas

[EmpreendeCasa é] “Um lugar de criatividade que estimula a ousadia e renega a convenção”. Esta é uma das definições do empreendimento em sua página no Facebook. Para Moscardo, a criatividade está relacionada ao ato de solucionar problemas, que passa por um senso aguçado de curiosidade, habilidade fundamental para trabalhos criativos.

Ao lado esquerdo, Daniel Moscardo, um dos três fundadores da EmpreendeCasa

“Muitas vezes a gente confunde inteligência com curiosidade. Pessoas curiosas querem saber, descobrir e não se conformam com o ‘porque sim’. Isso dá munição e repertório para que elas criem”, explica.

Trabalhar diante da adversidade e ter claro que algumas capacidades humanas, como a criatividade, não podem ser emuladas pela inteligência artificial – ao menos não por enquanto – também funcionam como elementos motivadores para os trabalhos produzidos no espaço.

“Criatividade é o que as máquinas não conseguem copiar da gente. O jeito como nos expressamos e fazemos as coisas. A EmpreendeCasa tem a criatividade como uma necessidade”, resume Moscardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *