Famosos de Hollywood interpretam as vozes de ‘Ilha dos Cachorros’

A Ilha dos Cachorros é o novo filme de Wes Anderson, uma animação em stop-motion, que reuniu um elenco estrelado de atores dubladores de Hollywood (EUA).

O diretor norte-americano de O Grande Hotel Budapeste, O Fantástico Sr. Raposo e Os Excêntricos Tenenbaums convocou antigos parceiros e outros nomes de peso para dar vida aos personagens caninos e humanos da trama.

Edward Norton, Bill Murray, Jeff Goldblum, Scarlett Johannson, Tilda Swinton, Bryan Cranston, Yoko Ono, Frances McDormand, Kunichi Nomura, Harvey Keitel e Liev Schreiber são algumas das vozes presentes no longa-metragem.

O filme

O filme se passa em Megasaki, uma cidade fictícia localizada em um Japão futurista (20 anos mais tarde), governada por um prefeito autoritário, que coloca o município em quarentena após o surto da “febre do focinho”.

Logo, todos os cachorros são enviados para uma ilha vizinha, que serve de aterro sanitário. Lá, uma matilha, liderada por Chief, se prepara para resistir e não sucumbir em meio ao lixão.

O menino Atari Kobayashi, de 12 anos, é o protagonista “humano” da animação. Ele sequestra um avião, se junta aos demais cachorros e parte em uma aventura pela ilha em busca do seu cão Spots.

Segundo alguns críticos de cinema, a Ilha dos Cachorros é um dos filmes mais políticos do diretor texano, de 49 anos, porque aborda, de forma metafórica, questões relativas à corrupção e ao autoritarismo de Estado, que geram medo e segregação entre povos  no caso, entre humanos e cachorros.

Outro aspecto relevante do longa está na homenagem à cultura do país oriental, com referências que vão desde os populares animes até uma trilha sonora com linhas de percussão que relembram os filmes de Akira Kurosawa, um dos maiores realizadores da história do cinema.

A Ilha dos Cachorros abriu a 68º edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim em fevereiro. Nos Estados Unidos, entrou em circuito comercial no dia 23 de março. Aqui no Brasil, o lançamento ocorreu na última quinta-feira, dia 19 de julho.

Confira o trailer:

Por Enio Lourenço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *