Roupa permite que surdos sintam a música

Imagine poder vivenciar um concerto musical na pele. Essa é a proposta da Sound Shirt, uma roupa que permite que surdos sintam a música através do tato, desenvolvida pela agência Jung von Matt em parceria com a Orquestra Sinfônica de Hamburgo.  

A camisa conta com 16 sensores que reproduzem as vibrações sonoras no corpo do usuário

Funciona assim: a camisa capta o som de até oito instrumentos musicais pelo microfone do palco, e um software transforma-o em dados, que são enviados para a Sound Shirt.

Os 16 estimuladores costurados na camisa vibram na intensidade exata da música, possibilitando um verdadeiro show sensorial. 

As notas são distribuídas pelas partes do corpo de acordo com o timbre do som. Enquanto os mais graves são reproduzidos na área do tronco, os agudos são projetadas na região do ombro e da clavícula. 

Desenho do esquema de funcionamento da roupa

De acordo com o fabricante, a roupa “é um dispositivo portátil que converte sons em vibrações em tempo real”. Com isso, as pessoas com deficiência auditiva podem realmente experimentar um concerto clássico. 

A iniciativa concorreu ao Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, ao lado da brasileira Emoti Sounds, que traduz emojis em sons para cegos.

No vídeo de divulgação, é possível observar o produto em ação. As luzes, presentes no entorno do tecido, sinalizam onde o usuário é estimulado. Também é possível conhecer os relatos de pessoas que experimentaram a inovação.

O cadastro para vivenciar a experiência está indisponível no momento. Por enquanto, apenas é possível registrar-se no site para receber informações sobre futuras oportunidades.

A intenção dos desenvolvedores é tornar as apresentações musicais inclusivas para pessoas com deficiência auditiva.

Leia também: Cinema sem imagem desperta sentidos em deficientes visuais

Estudantes produzem bengala sensorial para deficientes visuais

Por QSocial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *