Seleções apostam em ‘uniformes vencedores’ para ganhar Copa do Mundo

Em toda Copa do Mundo, além da maestria do futebol praticado pelos jogadores em busca da Taça Fifa, outro detalhe sempre chama a atenção: os uniformes.

Estilistas e designers têm que pôr toda a sua criatividade à mostra para um público que pode chegar a 3 bilhões de pessoas – na Copa de 2014, a Fifa afirma que 3,2 bilhões espectadores assistiram a competição.

Além do design contemporâneo das peças, a surpresa é que algumas das 32 seleções que disputarão o Mundial na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho, apresentaram ‘armaduras’ elaboradas com referências à tradição do seu respectivo país no esporte.

A atual campeã Alemanha, por exemplo, que tem seu material esportivo fornecido pela também alemã Adidas, lançou sua linha inspirada na camiseta da seleção tricampeã mundial de 1990, liderada por Jürgen Klinsmann e Lothar Matthäus.

Uniforme da Alemanha para a Copa-2018

Já o Brasil, patrocinado pela Nike, apresentou o tradicional uniforme canarinho intitulado, agora, como “Samba Gold”. A inspiração é o minimalismo das roupas da histórica seleção tricampeã mundial de 1970. O uniforme 2 é mais criativo. Apesar da fornecedora afirmar que a seleção de 1958 é a referência, as discretas formas geométricas remetem ao fardamento do tetracampeonato nos EUA, em 1994.

Uniformes do Brasil para a Copa-2018

A surpresa fica por conta da Nigéria. A seleção, que também é parceira da empresa norte-americana, bateu recorde na pré-venda de suas camisetas. De acordo com a Federação de Futebol da Nigéria, a Nike recebeu a solicitação de mais de 3 milhões de peças, que foram inspiradas no dream team do país, debutante na Copa de 1994 e, dois anos mais tarde, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Atlanta.

Uniforme da Nigéria para a Copa-2018

Os preços, porém, não são tão belos quanto os desenhos dos uniformes. A média de cada camiseta custa em torno de R$ 250.

Confira aqui todos os uniformes da Copa 2018 e responda nos comentários: qual é o mais bonito?

Por Enio Lourenço
Com informações do B9 e GQ Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *