Site de pesquisa tem mais de 10 mil livros de arte para download

Amantes de obras antigas podem ler mais de 10 mil exemplares das melhores bibliotecas do mundo sem precisar sair de casa. O site de pesquisa Getty Research oferece, gratuitamente, livros de arte para download ou para visualização online.

Livro "The Parable of the Wise and Foolish Virgins" (A Parábola das Virgens Sábias e Tolas)

Livro “The Parable of the Wise and Foolish Virgins” (A Parábola das Virgens Sábias e Tolas)

Entre as bibliotecas e instituições estrangeiras inclusos no sistema estão o Museu Metropolitano de Arte de Nova York (EUA), a Biblioteca Nacional da França, a Galeria Nacional do Canadá e o Instituto de Artes de Chicago (EUA).

De acordo com o portal, o acervo podem incluir leituras impressas de arte, textos fundamentais, livros raros, catálogos de exposições, catálogos de leilões e literatura relacionada.

“À medida que novas contribuições chegam, a biblioteca virtual será ampliada para receber novos textos sobre a arte não-ocidental”, informa o Getty.

Site disponibiliza livros de arte para download; na foto obra "Exhibition of Oriental Rugs" (Mostra de Tapetes Orientais)

Site disponibiliza livros de arte para download; na foto obra “Exhibition of Oriental Rugs” (Mostra de Tapetes Orientais)

Para quem estiver fazendo trabalho acadêmico, o site também funciona como excelente fonte de pesquisa. Por meio do Getty, é possível fazer anotações, compartilhar textos e links para imagens, entre outras ferramentas úteis para pesquisadores e historiadores.

É preciso, contudo, fazer uma ressalva. Apesar de o site ser aberto, nem todos os textos e livros de arte para download do banco de dados do acervo são de domínio público por conta de direitos autorais.

Obra alemã "A posição da arquitetura"  de 1843

Obra alemã “A posição da arquitetura”  de 1843

“O portal busca oferecer uma coleção maior do que qualquer livraria poderia disponibilizar. Com esse material disponível para download, estudiosos e pesquisadores poderão possuir cópias de livros raros e outros títulos sem precisar sair de casa”, afirma Annie Rana, diretora de conteúdo do Getty.

Leia também: App do Google busca seu clone em obras de arte

Por QSocial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *